domingo, 3 de julho de 2011

As contas com o plantel que temos

Dos quatro guarda-redes que se encontram a fazer a pré-época, já todos sabemos que apenas ficam dois, não entendo porque o 3º não é um jovem com potencial, é assim que a maioria das grandes equipas funcionam, vide Barcelona, Manchester United, Real Madrid, Bayern Munique, etc...
Portanto, a minha escolha seria Moraes, Moreira e Oblak, tentado encaixes financeiros com Roberto e Júlio César.

Na defesa temos neste momento 12 jogadores no plantel - Maxi, Wass, André Almeida, Luisão, Roderick, Jardel, Miguel Victor, Fábio Faria, Leo Kanu, Fábio Coentrão, Carole e Peixoto.
Olhando apenas aos que cá estão, e não às potenciais entradas e saídas, a defesa para atacar a temporada deveria ser composta por 8 destes 12 jogadores e a minha escolha cairia em Maxi, Wass, Luisão, Jardel, Miguel Victor, Roderick, Coentrão e Carole.
Agora, e ligando ao que se tem falado na blogosfera, caso se contrate um central "de categoria", a escolha para a dispensa de um central cairia em Jardel ou Roderick, um porque deve ter mercado, o outro porque precisa de rodar para ganhar experiência.
Caso chegue a tão aclamada proposta do Real Madrid pelo Coentrão, os substitutos deviam ser os que já defendi, anteriormente, neste post.
Preocupa-me que JJ possa preferir o César Passerelle ao Carole, um é coxo todos os dias mas é "o" protegido, o outro tem o potencial e a vontade, mas não deve chegar para a casmurrice.

Quanto ao ataque (sim, saltei o meio-campo, mas calma, foi propositadamente), Jesus já admitiu que conta com seis jogadores para colmatar as duas posições que a sua táctica implica. E este é o capítulo que menos dores de cabeça me dá, pois acho que já temos as seis vagas preenchidas. Com Cardozo e Saviola a serem titulares (sim, porque el Jorgito tem "filhos" no plantel senão, caso Saviola se apresente numa forma idêntica à da época passada raros serão os jogos que não começará no banco) e como opções teremos Jara, Mora, Rodrigo (tenho muito para dizer sobre este senhor) e Nelson Oliveira.
Caso Cardozo saia terá que vir um jogador de créditos firmados, mas como já disse, estou apenas a pensar na matéria que temos de momento.

Somando todos os jogadores falados são já 17 num máximo de 27. Portanto, sobram 10 vagas para 14 médios.

Sabe-se que Rúben Pinto pode ficar, pois como está no seu primeiro ano de sénior não precisa de entrar nesta contagem. Porém, acredito que se lhe garantissem 20 jogos na época numa outra equipa, este deveria ser emprestado.

Para as 10 vagas, os candidatos com lugar garantido são Javi, Enzo, Nolito, Gaitán, Rúben Amorim e Bruno César (6, portanto).

Aimar e Martins são jogadores com um vencimento anual elevadíssimo e caso apareça uma proposta financeiramente vantajosa para o Benfica penso que se deveria ponderar seriamente a aceitar-se, pois para além do problema salarial, há também o problema desportivo, já nenhum dos dois é capaz de terminar um jogo, o que implica que a partir do momento em que jogam o Benfica passa a ter apenas duas substituições possíveis. Claro que são jogadores que pesam muito na equipa que "valem o bilhete" como se costuma dizer, mas o Benfica tem que pensar desportivamente e, penso que nesse sentido, conseguimos suprimir a falta destes jogadores. Não digo que se vendam os dois, mas penso que a saída de Martins é obrigatória, sim, porque o "fantástico" modelo de gestão inventado pelo "presidente" obriga a que se vendam 2 a 3 jogadores ao ano, e Martins tem tudo para ser um destes.

Portanto, para as restantes 4 vagas temos, Aimar, Martins, Simão, Rosa, Urreta, Nuno Coelho e Matic.

Rosa, já se sabe, será emprestado, espero que seja ao Paços de Ferreira terá lugar garantido, pois substituirá directamente David Simão.

Deste modo fica a faltar riscar dois nomes, na minha óptica um seria Martins  (venda) e o outro passaria por Aimar (mas esta subida a vice-capitão anula quase esta ideia) ou o empréstimo de um dos seguintes três Urreta, Simão ou Nuno Coelho. Não coloco nesta lista Matic pois os dirigentes quererão mostrar que o negócio com o Chelsea foi bem feito, porque se fosse eu era a minha escolha mais provável.


P.S. Tive em conta o número de Portugueses e o número de jovens formados no clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário