sábado, 22 de outubro de 2011

Atlético CP

Por este caminho, para o ano, serão três as equipas de Lisboa na primeira divisão.
O Atlético tem tornado a Liga Orangina num passeio, o que para uma equipa recém-promovida ainda enfatiza mais o valor da façanha.

O clube de Alcântara é um dos poucos clubes pequenos que não baixa as calças para pedir ajuda aos senhores do poder. É um clube que está onde está por mérito próprio.
É destes clubes que devemos elogiar, quando se falam de clubes pequenos em Portugal, não de Gil Vicentes e Olhanenses que sobem pelos motivos que todos sabemos...

Onde quero chegar com isto tudo não é muito difícil de perceber, o Benfica deve apostar em pequenas alianças com estas equipas - não com o intuito de garantir pontos como outros fazem, mas sim para garantir que outros não jogam apenas contra 7/8 equipas no campeonato, mas sim contra 15, como faz o Benfica.

E como fazer isso?
Primeiro, podemos começar por facilitar a construção do plantel deste tipo de equipas, isto é, jogadores como o Miguel Rosa, Roderick, Yartey (e tantos, tantos outros...) são jogadores com qualidade a mais para não estarem a disputar este campeonato, mas ainda lhes falta algo para poderem fazer parte do plantel do Benfica.
Segundo, porque assim se começa também por criar uma linha de descentralização do poder. Isto é, já seriam bastantes os clubes a não se vergar ao antro: Sportem, Atlético, Guimarães, Marítimo e Paços de Ferreira - queria meter reticências, mas não conto mais ninguém.

Bom seria o Belenenses aparecer...mas até esses já são um clube com calças desabotoadas.

6 comentários:

  1. Como raio é que eu não tenho este blogue lá nos meus Glorosamente obrigatórios???

    Erro que tem de ser já desfeito!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora que já remendei o erro vamos ao comentário:

    O Atlético não é de Carcavelos. É o herdeiro do Carcavelinhos mas é e sempre foi de Alcântara, que está socialmente nos antipodas de Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. Tomo isso como um elogio. E muito obrigado.

    Sou teu seguidor há muito tempo, folgo em saber que agora é recíproco!

    ResponderEliminar
  4. Bom, emendado o erro sobre a localização do Atlético, que infelizmente lida com tanta dificuldade que tem de jogar na Amadora porque não tem dinheiro para as obras no seu velhinho estádio da Tapadinha, em que as obras exigidas nem começaram.
    O que eu desejava era ver o Atletico e Belenenses a subir, o Belém do Léo Kanu e do Miguel Rosa, jogadores emprestados pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  5. É verdade Jotas, o Belém tem vindo a subir de forma.

    É tentar também apoiá-lo, e garantir que não é mais um sem cinto, e com isso seria um campeonato mais difícil para certas equipas...

    ResponderEliminar