sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Valores reais

Segundo esta notícia: link, confirmada à CMVM (e que tal suspender as acções de um clube por falta de pagamento de activos?) decidi pegar numa calculadora, e fazer uma regra de 3 simples e perceber facilmente qual é o valor actual dos activos para o clube.

Resultados:
Nico - 13,5 milhões de euros (ele vale no mínimo 20...);
Jara - 6 milhões de euros (uma época apenas o valorizou em 500 mil euros?);
Nolito - 6,5 milhões de euros (aceita-se);
Bruno César - 6,9 milhões de euros (não acho que tenhamos ganho nada em vender parte do seu passe neste momento);
Garay - 5,875 milhões de euros, dado que é sobre 50% do passe (basicamente ganhamos 75 mil euros, bela treta).

4 comentários:

  1. Esse é um erro enorme. Porque não podes fazer contas de 3 simples, porque não é assim que funciona. São negociadas % do passe, não da forma como tu dizes, mas sim por valores de retorno no futuro. O Fundo investe no nico 2M e pq espera um retorno de 3 ou 4 M e para isso acontecer, o Nico não pode ser vendido por 13,5M. Porque se assim for, o Fundo recebe 0€... Capisce?

    Para o fundo receber 3M, o Nico tem de ser vendido por 20M de euros. Mas a expectativa do fundo é sempre superior a essa. Compreendes? porque 10% de 30M são 3M. Isso não mostra o valor do jogador, mas sim uma expectativa de mais valia no negócio.
    O Benfica recebe desde já cerca de 2M de euros e reduz o risco inicial que teve na compra do Nico e o fundo espera ganhar mais do que o que investiu no Nico. E isto só para falar no Nico, porque aplica-se aos outros jogadores.

    ResponderEliminar
  2. Claro que eu percebo isso, mas no fim se formos a ver isto só se torna vantajoso para os investidores do fundo, porque se reparares algumas percentagens são, quer se queira quer não, a preço de saldo.

    ResponderEliminar
  3. Sabias que vendemos metade do passe do Filipe Menezes pelo preço que o compramos ao fundo? Sabias que com o kardec também recuperamos o dinheiro com o fundo? À casos, que se pensa que os jogadores irão valorizar mas tal não acontece. Depois é dinheiro em caixa sem perder o jogador. Com esse dinheiro podes investir noutros jogadores (pagando-os). Logo se queres ter esse dinheiro não esperes que exista um fundo que te compra 15% de Gaitan por 4 milhões sabendo que para ganharem algum dinheiro este tem de ser vendido por mais de 30 milhões. Que eu me lembre até hoje apenas Di Maria saiu por mais do que esse valor e através de objectivos.

    P.S. O Benfica tem uma boa percentagem (não sei exactamente qual) sobre o fundo por isso lucros que o fundo tenha, o Benfica também vai lucrar com eles.

    ResponderEliminar
  4. Mas com maus negócios por parte do fundo posso eu bem...

    Eu não pedi para vendermos as % pelos preços das cláusulas, só peço que não seja ao desbarato.

    ResponderEliminar