terça-feira, 6 de setembro de 2011

Qualificação de selecções - algo a mudar


Pensamentos.

Porque se faz a qualificação para os Europeus/Mundiais em fim-de-semanas a meio das competições de clubes? Retira intensidade às competições, podendo prejudicar os jogadores com lesões, que os impedem de defender os clubes que lhes pagam - prejudicando duplamente os clubes a nível desportivo.

Porque não se anula essas concentrações?
Faria com que as competições acabassem 4/5 semanas mais cedo, podendo, posteriormente, as selecções usar essas semanas para se realizar a fase de grupos da qualificação toda junta, basicamente, como se fosse o Euro ou o Mundial, mas apenas a fase de qualificação. Esta fase aconteceria sempre nos anos ímpares, ou seja no verão anterior às fases finais.

Benefícios:
Mais gente nos estádios, é verão e as pessoas já não têm as competições dos clubes tão "entranhadas na cabeça".
Mais competitividade nos jogos de qualificação, uma vez que tendo as selecções mais tempo de concentração praticariam um futebol muito mais optimizado.

Conclusão, é só uma opinião, talvez nem faça sentido, mas penso que em rascunho isto parece ter muito mais lógica que o que acontece nos dias de hoje.

3 comentários:

  1. Já há muito que defendo uma solução do mesmo género. Tipo mundial de futebol de praia. A fase de qualificação é realizada em "mundialitos" organizados à vez pelas equipas do grupo e no final apura-se o que tem mais pontos.

    ResponderEliminar
  2. So vejo um problema nessa alteracao, os jogadores nao europeus sofreriam porque os calendarios nao estao uniformizados. E Alguns jogadores europeus sofreriam tambem por estarem a jogar em campeonatos nao europeus (embora aqui as chances de jogarem nas seleccoes seja menor)

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade que é uma solução apenas para os clubes europeus e africanos.

    Mas os outros continentes podiam sempre optar por fazê-lo após o final dos seus campeonatos, ou então nas mesmas datas que nós, se eles têm disponibilidade para jogar o mundial também terão para criar um sistema assim.

    ResponderEliminar