terça-feira, 29 de março de 2011

Pré-"pré-época"

Desde Janeiro que o temos visto um ataque rápido e eficaz do Benfica a contratações da próxima época. À imagem do que já aconteceu na época passada com Nico e Jara - contratados ainda com o campeonato a decorrer - preparando, assim, atempadamente, a temporada futura.

É de se elogiar esta nova política, porque para além de as contratações serem feitas de rompante, tem havido uma clara e excelente gestão da informação que passa para a comunicação social - vide Bruno César foi anunciado num dia, no outro apareceu em Lisboa e ainda ninguém, pertencente aos media, o viu (referindo-me ao dia em que escrevo).

Estas investidas trazem grandes benefícios. Primeiro, porque previne-se a inflação do preço dos passes que se faz sentir na janela de transferências. Segundo, porque nos antecipamos a potenciais clubes com maior poder económico/financeiro, ou seja, ficamos com a "pérola" sem riscos de "volte-face" (usei esta expressão porque ultimamente está muito na moda, perguntem aos vizinhos do outro lado da 2ª circular) nas negociações. Por último, porque desde há muito (se quisermos ser realistas, desde o início da época) que se sabe que este campeonato está entregue, e, portanto, resta-nos um mísero segundo lugar, que consequentemente nos obriga a começar a pré-época mais cedo, uma vez que a época começa com a segunda eliminatória da Liga dos Campeões e, por isso, o plantel não tem tempo para entradas em cima da hora, nem muito menos para dar tempo aos jogadores de se ambientarem/adaptarem. Portanto, compra-se cedo e assim o plantel está já formado no princípio da pré-época. Ficando em dúvida só quem deixará o clube no Verão.

Só acredito nas contratações de jogadores quando eles são apresentados já depois de assinarem contrato, pois jogadores com pré-contrato não são jogadores do Benfica, são apalavrados, e sabemos o que vale a palavra no mundo do futebol, o que num dia é verdade no outro é mentira. Como quase tudo o que sei, relativamente à potenciais contratações, é o que leio nos jornais, fico-me pelo básico, até ao momento temos três novos jogadores a contar para a próxima época, Carole (veio mais cedo, e bem, para ganhar rotina, como disse JJ, "ganhou 6 meses"), Matic (estou em crer que terá as mesmas características de Rubem Amorim, mas do lado esquerdo) e, apresentado hoje, Bruno César (médio atacante polivalente). Não conheço as qualidades destes dois últimos, mas acredito, e muito, no trabalho do staff do Benfica e, portanto, acredito que serão mais que uma mais-valia no plantel da próxima época. Quanto aos outros - os noticiados - dedicar-lhes-ei o meu apoio quando forem apresentados oficialmente.

Adenda: Bruno César promete golos. Tenho que fé que assim seja. Mas vens de um campeonato com um futebol muito diferente, mais tecnicista, quando defrontares equipas com 9 jogadores à frente da baliza perceberás o que custa. Portanto, primeiro quero que mostres trabalho, empenho e devoção com o manto sagrado, depois - e de preferência com golos - passarás a ser idolatrado no Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário