domingo, 15 de janeiro de 2012

Viabilidade dos jogos na BenficaTV II

Estive a fazer um estudo mais aprofundado relativamente ao assunto falado na posta anterior sobre este assunto.

E consegui perceber que tinha alguns erros:
Mensalidade a 10 euros por 400 mil pagantes é o mesmo que 4 milhões mensais.
Por ano dará 48 milhões (eu sei que estes números são papaias, mas o Benfica conseguiria facilmente obter uma estimativa da procura do mercado caso o canal tivesse as transmissões da equipa A).

O Benfica poderá fazer ainda pacotes, sócios pagam 8 (por exemplo).
E se em vez de pagarmos mensalidade pagarmos anuidade seriam 100 (ou 80, sendo sócio), em vez de 120 (ou 96). Esta medida seria com o intuito de minimizar o facto de muita gente não estar interessada dos meses de Junho, Julho e Agosto.

Informei-me também que a Sportv faz uma média de 770 mil euros por intervalo dos jogos do Benfica, no campeonato, acredito que sendo na BTV a quantia seria menos, mas para metade não seria, por isso imaginam os ganhos que a publicidade não acarretam.

Depois juntem os intervalos de outros jogos menos importantes - B, futsal, júniores - que a mim me desperta sempre o interesse.

Agora, pensem que a Meo pretende que o canal BTV seja exclusivo, ou seja, não pretende que a Zon também seja transmissora do canal... Atenção que isto é só uma possibilidade, até porque o Benfica só tem a ganhar em que o sinal também seja emitido pela Zon. Mas imaginem, o Benfica tanto pode ter receita pela Zon, como pode ir buscar essa receita com a assinatura do contrato de exclusividade (que deve interessar e muito à Meo).

Concluo deixando uma pergunta, ainda há gente que não vê viabilidade nesta possibilidade, preferindo 25 milhões da sportv?

5 comentários:

  1. Isso também eu queria... Mas há sempre a necessidade de investimento e o Benfica seria obrigado a receber aos bochechos. Implica abdicar de 25/30/35 para inclusive investir.

    ResponderEliminar
  2. O problema é que eu não tenho qualquer duvida de que até ao final da época 2012/2013, caso o Benfica tome a decisão de não renovar com a Olivedesportos, vão ser criadas as condições para os direitos televisivos serem negociados colectivamente. Já está tudo em marcha e já se começa a ver cada vez com maior frequência os jornaleiros e comentadeiros amestrados a focarem e exigirem essa medida. Ainda ontem foi Bruno Prata na RTP a dizer que noutros países o governo obrigou a que isso acontecesse. E não tenho grandes dúvidas que será o que vai acontecer por cá.

    ResponderEliminar
  3. A Sporka Tv anda perto dos 600.000 pagantes "á pala" do Benfica pelo que a minha expectativa também rondará os 400.000 pagantes. O Problema é a Benfica TV passar só na Méo e a ZOn estar nas mãos do Olibeiredo que nos afasta imediatamente de um mercado de milhares de assinaturas, no entanto, acredito que a ZON teria mais a perder no caso de entrar em guerra com o Benfica.
    Números redondos seriam sempre cerca de 48 milhões/ano + publicidade a que teriam que retirar os custos de trnasmissão e aluguer dos equipamentos a empresas especializas. Penso que a MEO poderia dar a machadada final na ZON caso ajudasse o Benfica a enveredar pelas transmissões directas pois eu sou um dos muitos exemplos dos que trocaram a ZON pela MEO.

    ResponderEliminar
  4. Ponto 1 - Não vejo o pessoal que é sócio e vai ao estádio a todos os jogos a subscrever o canal e aí temos uma redução de mercado potencial de 35.000 espectadores.
    Depois a perspectiva que há 400.000 potenciais disponíveis para pagar esses valores quando o Benfica nem consegue chegar aos 300.000 sócios, parece-me uma visão demasiado optimista. Quanto aos 600.000 da sporcatv é preciso não esquecer que estamos a falar de um canal que já tem 10 anos de vida e oferece uma panóplia de jogos que não será possível à Benfica tv transmitir.
    Seja como fôr continuo a achar que estão a analisar a situação pela perspectiva errada. Num país com tantas dificuldades económicas é pouco provável que se espere que a população efectue investimentos adicionais.
    A questão da transmissão de jogos do Benfica, mais que para Portugal, é importante que seja focalizada nos mercados estrangeiros, onde o mercado potencial é muito superior e é nesse domínio que devem ser levados a cabo os estudos de viabilidade da transmissão de jogos via Benfica tv.

    ResponderEliminar