quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Dos cinco melhores da Europa"

Calma, não estão prestes a ler um post sobre o que MST escreveu no fim da época passada relativamente à sua equipa que em 5 meses passou para para "equipa que (afinal) não tem nível para a liga dos campeões", esse era um assunto ao qual também tenho muito a falar. Mas, estou aqui para falar do que JJ disse há uns tempos relativamente ao nosso campeonato.

Todos nós sabemos que para o nosso campeonato ser visto lá fora como o quinto melhor é preciso ser avaliado por pessoas de fora.

Pois bem, os jogos que melhor definem a qualidade de uma liga são os que envolvem as equipas mais fortes da competição. E até agora, na liga portuguesa os maiores jogos que se realizaram foram o Benfica-porto e o braga-Benfica.


Resumindo o que um "avaliador" estrangeiro vê quando assiste a estes jogos:

Primeiro jogo: não falo por mim, constato aquilo que é um vídeo feito por brasileiros que se dedicaram a ver o jogo realizado no antro da corrupção, em que intitularam um vídeo como "Fucile falta às aulas de teatro", e vimos que este título se aplica ao jogo feito por todos os membros da equipa "adversária" do Benfica em toda a restante partida, desde jogadores a cair na área sempre que podiam, ou a caírem com dores não sei onde sempre que havia uma bola disputada e tantas, tantas outras situações a que nós já nos habituámos...

Segundo jogo: estádio construído para o Euro 2004, e acontece algo que nem no estádio velho do Rio Ave ou do Vitória de Setúbal acontece, a luz vai a baixo, mas só as luzes que iluminam o relvado. Falha, quem diria, na primeira parte - a parte em que o Benfica resolveu o jogo nas últimas partidas realizadas-, depois do golo da equipa da casa não ocorreram mais nenhuns problemas (hum..). E, para juntar à festa, os visualizadores estrangeiros têm direito a assistir às duas coisas que melhor distinguem Portugal no mundo desportivo: o anti-benfiquismo (reparem o festejo nos 30 segundos do vídeo) e as crónicas más arbitragens e incoerência... Sorte a deles que não são de cá e não vêem a podridão que ocorre durante a semana, porque aí viam o não-interesse que a nosso liga tinha.

E agora questiono-me, o que alguém de fora vê na nossa liga demonstra qualidade para um dos cinco melhores campeonatos Europeus? Respondendo ao nosso treinador, temos equipas que podem tornar esta liga numa das cinco melhores europeias - porra temos o Benfica que move como poucas no mundo! -, mas temos clubes com mentalidade que nem na Argentina se faz sentir, é isso, e o facto de se ter instituído a ideia de que vale tudo para ganhar que "nos" impede de podermos atingir novos patamares. Porque mesmo tendo melhores treinadores que a liga francesa e holandesa (como há uns tempos disse o Luís Freitas Lobo numa sua crónica, penso que da quarta-feira passada), eles têm uma paixão pelo futebol como desporto que é a antítese da que por cá se faz sentir e vivem pela pureza que o futebol representa, nada mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário