sábado, 22 de outubro de 2011

Atlético CP

Por este caminho, para o ano, serão três as equipas de Lisboa na primeira divisão.
O Atlético tem tornado a Liga Orangina num passeio, o que para uma equipa recém-promovida ainda enfatiza mais o valor da façanha.

O clube de Alcântara é um dos poucos clubes pequenos que não baixa as calças para pedir ajuda aos senhores do poder. É um clube que está onde está por mérito próprio.
É destes clubes que devemos elogiar, quando se falam de clubes pequenos em Portugal, não de Gil Vicentes e Olhanenses que sobem pelos motivos que todos sabemos...

Onde quero chegar com isto tudo não é muito difícil de perceber, o Benfica deve apostar em pequenas alianças com estas equipas - não com o intuito de garantir pontos como outros fazem, mas sim para garantir que outros não jogam apenas contra 7/8 equipas no campeonato, mas sim contra 15, como faz o Benfica.

E como fazer isso?
Primeiro, podemos começar por facilitar a construção do plantel deste tipo de equipas, isto é, jogadores como o Miguel Rosa, Roderick, Yartey (e tantos, tantos outros...) são jogadores com qualidade a mais para não estarem a disputar este campeonato, mas ainda lhes falta algo para poderem fazer parte do plantel do Benfica.
Segundo, porque assim se começa também por criar uma linha de descentralização do poder. Isto é, já seriam bastantes os clubes a não se vergar ao antro: Sportem, Atlético, Guimarães, Marítimo e Paços de Ferreira - queria meter reticências, mas não conto mais ninguém.

Bom seria o Belenenses aparecer...mas até esses já são um clube com calças desabotoadas.

Ironia do Destino

Desculpem-me abordar temas que envolvem o fóculporto num blog sobre o Benfica.

Vejam bem, que o fóculporto "roubou" imensos jogadores, esta época, ao Benfica e até ao próprio sportem.

"Roubou" o Danilo, o De4 (isto é nome de caloiro), o Bengala, o Alex Sandro (ele não se chamará Alecsandro?) e aos lagartos "roubou" o Kléber e o Djalma.
Digo "roubar" porque sempre foi o termo que a comunicação social usou relativamente a estes "processos" - ironia na palavra? Não me parece, os "jornalistas" portugueses não têm esse nível mental.

Depois, falou-se do interesse em muitos outros jogadores, Witsel, Artur Moraes, Bruno César e, não tenho total certeza, no Enzo Pérez também.

Nessa altura muito benfiquistas escreveram nos muitos fóruns sobre o Benfica que estas notícias (Link1 e Link2) eram ridículas porque os jogadores nunca valeriam tanto, uma vez que, se o Benfica deu 5,5 por cada um, porque é que os do bairro iriam pagar tal valor... Pois bem, agora ninguém duvida que se o próprio Benfica tivesse pago estas quantias ficaria a ganhar na mesma.

Muito deve andar a chorar o Pintinho por ter mandado tanto tiro ao lado esta época.
Onde De4 é melhor que Witsel? Que jeito não lhe daria um Zanaki em forma...

Para não falar que, até o próprio Sportem se pode dar ao luxo de "gozar" com eles. Tanto que o fóculporto fez para ficar com o Kléber que agora só pensa na melhor maneira para arranjar um substituto para o seu lugar. E, no fim, o Sportem acabou por contratar um avançado bem melhor para essa posição.
Houve também polémica relativamente ao Djalma, e quem ficou a ganhar no fim? Que eu saiba até o Carrilo me parece melhor que o Angolano...

Portanto, meus caros Benfiquistas - irmãos de paixão - da próxima vez que notícias desta estirpe por aí aparecerem reajam com calma, riam-se até da mentalidade do fóculporto, e mesmo da dos nossos jornalistas...e lembrem-se destes exemplos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Será que é desta?

...que vão fazer referência a uma equipa na Europa sem derrotas ao longo da presente temporada, tendo já representado o campeão de Inglaterra, de Portugal, da Roménia e da Suíça, para não falar do vice-campeão da Holanda e da Turquia?

PS. é mais provável o Cardozo fazer golo de livre que de penalti, já o tinha dito, e se fizerem as contas, se falhar, não será por muito.

E viva o Benfica que anda a deixar-me feliz, que maturidade!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

"O Benfica vai apoiar o nando"

Primeiro senhor presidente, vá para a PQP quando usa o nome do Benfica para parecer que é desculpável o que vai dizer.

Segundo, sei qual é a lógica da sua escolha, mas sou muito, mesmo muito contra.

E passo então a explicar:

LFV já percebeu que o Nandinho-das-facturas vai vencer as eleições, e sabe também que se se opuser que mais tarde ou mais cedo acabará por ser o Benfica a sofrer as consequências dessa "rebelião" (como se essa não fosse uma das definições do Benfica), portanto percebe-se que o moço queira poupar o Benfica, porém não enfrentar o sistema que se está a implementar é, provavelmente, o maior acto de covardia durante estes anos todos em que Vieira se encontra na presidência, e será provavelmente o caminho mais rápido para perder o pelouro em que se encontra.

Repito: sou totalmente contra isto que se está a fazer, porque mesmo que se tente compactuar com o sistema ele vai sempre levar o mesmo à vitória e não é ao Benfica, logo...

sábado, 1 de outubro de 2011

Provavelmente as palavras mais inteligentes proferidas por LFV

«O que posso dizer em relação a Vítor Pereira é que é um treinador jovem, bastante ambicioso e que já deu todas as suas provas. Independentemente de algum resultado menos bom, por vezes coloca-se logo em causa o trabalho das pessoas, neste caso de Vítor Pereira(...). Vítor Pereira é alguém que já deu provas mais do que suficientes da sua capacidade para orientar qualquer grande clube em Portugal, ou no estrangeiro» - LFV

É verdade que é um discurso muito semelhante ao que o CRAC-mor no fim da época passada relativamente ao nosso mister, e apesar de isso o nosso presidente conseguiu ter co*** para apostar no JJ e ainda lhe dar o plantel que pretendia.

Agora, o que LFV tenta fazer, ao proferir estas palavras, é, primeiro, dar um bicada no pinto a ver se tem também co*** para continuar a apostar sabendo que até agora a "escolha mais fácil em 30 anos de presidência" se está a tornar pouco acertada...

Segundo, com estas palavras LFV, vem, e em boa hora, meter mais achas na a fogueira de pressão em que o Vitó se encontra, porque bem temos visto a pressão, ou falta dela, que a comunicação social tem (não)feito com o momento em que o CRAC atravessa.

É quase caso para dizer: "Bravo presidente! Bravo!"

Entretanto, esperemos pela resposta, sim porque é certo que ela vem.