quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lógica sportinguista

Comprar um Postiga holandês por 5 milhões.

Comprar um Postiga búlgaro por 2 milhões.

Vender o Postiga português por 1 milhão.

Urreta emprestado ao Guimarães

Na minha perspectiva:
Estou feliz por ele, vai calar quem não acredita nele e talvez, espero mesmo que seja verdade, se consiga afirmar de vez no Benfica na próxima temporada. Espero que tenha uma época fantástica e que seja titular sempre que estiver disponível.

Na perspectiva do jogador (avaliado por mim):
Mas este gajo renova contrato por um clube que lhe tem feito tudo menos bem? A intenção dele em renovar é poder vir a tornar-se numa promessa num firmada? É estranho renovar por um clube que - eu sei que é o Benfica, mas - só lhe tem feito mal.

Surpresa do último dia de contratações

Que a maior surpresa do dia de hoje do Benfica seja a dispensa do César Peixoto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Elias e a falta de ambição

Em Janeiro rejeitou um dos maiores clubes da Europa - onde viria para fazer esquecer o titularíssimo da selecção brasileira, Ramires - para ir para o Sporting de Espanha, não passou do banco, mas com mais uns 10 mil euritos no bolso ao fim de mês. Agora, sem espaço no Sporting de Espanha, que até parecia estar mais forte este ano - ter Salvio na equipa é outra coisa - veio para o Sporting de Portugal, clube que luta para não descer, e adicionando a isso não pode ser inscrito para os jogos na Europa.
Como diz o título, é um daqueles gajos que nunca conseguiu ir de burro para cavalo, faz sempre o caminho inverso.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Egocêntrico"

"De relembrar que o Benfica vai estar comigo na Liga dos Campeões em dois anos" - Jorge Jesus

Não sei se rir se chorar com esta atitude do JJ. O Domingos conseguiu meter o braguinha na Champions, foi lá e fez melhor que tu. Depois, ainda nessa época, o mesmo braguinha do choramingas, agora treinador de uma equipa que não dá uma para a caixa naquela equipa que tu, Jorge, dizias que este ano ia estar muito mais forte, foi o mesmo braguinha que te ensinou a ganhar na Europa. Sim, o braguinha foi a uma final e tu não, e ainda consegues tentar passar por espertinho.

Deixo-te dizer o que quiseres, mas só quando ganhares um título - quando foste campeão equiparaste-te ao Barcelona. Agora fazes-te passar por "o maior" no Benfica? Não admira que o Vítor Pereira - o que não é dos árbitros - te venha chamar egocêntrico, que venha dizer que "quando ganhas és tu que ganhas e não os teus jogadores", nem a seres gozado aprendes.

Quero mesmo que te calhe um Real hoje, para ver se realmente és um catedrático, se for um Barcelona ou um Manchester também não me chateio...

Alguém que no interior do clube o corrija para estas situações. Jorge, eu apoio-te e vou sempre apoiar-te enquanto fores treinador do Benfica, mas não me revejo nas muitas coisas que tens feito/dito.

Pensar já no futuro

Como não consigo escrever nada que possa realmente ser valorizado relativamente ao jogo depois de ler o Constantino escrever sobre isso no "a mão de Vata", vou directo a outro assunto:


Para sexta feira, no sorteio, quero:

Real Madrid, porque os jogadores do Benfica tendem a transcenderem-se contra equipas destas e quero o Benfica ainda mais falado por essa Europa fora. Outro dos motivos é também o querer rever o Di e o Fábio na Luz.
Ajax, tenho gostado dos jogos contra as equipas holandesas.
APOEL, não é longe, não é difícil e tem portugueses na equipa.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Diferença de tratamentos

A diferença de tratamentos dos melhores jogadores sub-20 nos três grande:

Crac:
Sérgio Oliveira - emprestado ao Mechelen

Sportem:
Cedric - emprestado à AAC
Nuno Reis - emprestado ao Cercle Brugge

Benfica:
Nelson Oliveira - plantel A
Mika - plantel A

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tempo de adaptação

Quanto é o tempo de diferença da adaptação de um jovem dos júniores para um jovem sul-americano?

Borradinhos

Os portistas estão tão borradinhos da má figura que podem vir a fazer na sexta que até o mst já está a adiantar desculpas - "Messi é o mais genial futebolista que já vi".

Desculpem, vi agora a capa, nem sei o conteúdo da crónica, mas só aquele pedaço já diz muito.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bigger picture

Bigger picture - por definição, a perspectiva inteira de um assunto ou situação.

Acho que nós (benfiquistas) não estamos a ver a bigger picture à volta disto tudo.

Já alguém se questionou do porquê de tanto chinfrin, exponenciado em grande pela CS, à volta desta situação da arbitragem com o Sporting?

Ninguém ainda reparou que toda esta situação conseguiu desviar as atenções de mais um início de campeonato engasgado do crac? Já tem o que lhe interessa - 6 pontos - em dois jogos cheios de polémica, mas que até agora, como sempre foi feito, tem sido deveras abafado.

Vendo o programa "prolongamento" e "dia seguinte" parece que nada se passou sequer nesse jogo.

Urreta

Urreta tem mais dois anos de contrato.

Alguém entende o que isso quer dizer?

Das duas uma, ou usa-mo-lo este ano, ele renova e a partir daí torna-se um jogador importante, ou é emprestado esta época, fica com mais uma de contrato, e de certeza que, mesmo ficando no plantel, nunca vai perdoar os anos de carreira que desperdiçou, logo, não vai querer renovar.

Cabe a alguém no Benfica mostrar isto ao Jesus.

Podia estar aqui a bater na mesma tecla que todos, ultimamente, têm batido, de não haver nenhum extremo tão vertical no plante, blá blá blá, mas já se percebeu que isso não é um factor a ter em contar pelo mister.

domingo, 7 de agosto de 2011

O polvo

Ainda ninguém deu conta do branqueamento que tem sido feito pela imprensa ao caso do Fernando do c.r.a.c? Desde que disse que queria sair que não mais jogou...

Eu não tenho pena nenhuma dele. Só acho nojento o recalcamento que se faria a um assunto destes caso o jogador fizesse parte Benfica, mas como falamos do c.r.a.c. há que haver contenção e fingir que nada se passa.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Meia noite

Estará a esta hora a Jesus a perder tempo a ver jogos do brasileirão ou a ver os valores que tem desperdiçado? É que o Michael, Nelson Oliveira, Mário Rui, Danilo Pereira, etc, não custam milhões mas que os valem, valem...

Colocações

Será interessante atentar nos próximos dias às colocações dos jogadores excedentes do plantel. Os quais são:

Júlio César - venda ou dispensa, a sua valorização será quase impossível e penso que o seu salário é excessivo para os clubes portugueses, tendo em vista um empréstimo.
Fábio Faria - empréstimo a um clube da primeira liga, com bastantes minutos assegurados.
Jardel - venda, não o considero superior ao Fábio Faria, pelo que a escolher um será sempre em primeiro o português e também não vejo qualidade no Jardel para conseguir regressar.
Luís Martins - titular nos sub-20, merece um empréstimo sempre tendo em especial atenção o facto de poder jogar regularmente.
Carole - emprestar com a garantia de titularidade, se puder ser em Portugal e na primeira liga melhor.
Freddy Adu - é a situação mais difícil de decidir, será provavelmente a vontade do jogador que vai definir o seu futuro.

Gostava que se tenha em conta certos clubes da principal liga portuguesa que têm um plantel bastante incompleto, caso do Paços - na defesa - e do Feirense - sim, eu sei, é um clube muito afecto ao do norte - mas pode servir como uma boa montra a certos jogadores que precisam de rodar, e se olharmos para aquele plantel, até mete medo tanta lacuna.


É importante elogiar os empréstimos que têm sido feitos. Tem-se procurado emprestar cá dento, como é o caso do Melgarejo, André Almeida, Shaffer, Elvis, o próprio Leo Kanu. Mas mesmo os empréstimos pelo estrangeiro penso que têm sido bem feitos, como é o caso do Wass, que vai rodar com a garantia de jogar com regularidade, e do próprio Sana no Servette.

Deixo-vos uma questão, para que clube gostariam que os jogadores falados fossem enviados?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Não.

Hugo Almeida no Benfica, não!

É melhor que o Nelson Oliveira? Que o Rodrigo? Que o Jara? Não!

Marca mais o Cardozo de costas para a baliza que ele.

Rezo para que seja mentira, afinal de contas há mais de uma semana que os jornais não conseguem meter jogadores no Benfica... É preciso ter receita, até que percebo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Axel UI-tsel

Ponto prévio: nenhum jogador é jogador grande de mais para o Benfica.

Mas não tenho dúvidas em dizer que este belga é jogador a mais para jogar na liga portuguesa...

Estou de volta

Estive ausente uns tempos em férias, mas sempre atento a tudo o que se tem passado com o Benfica.

Cheguei a casa a tempo de ver o jogo da Champions.

Sobre o jogo, então:

Obrigado Jesus, afinal também aprendes. Vês como com esta táctica, apesar de termos sofrido um golo, não passámos por insistentes calafrios? Não houve constantes contra-ataques sofridos e as debilidades defensivas tenderam para zero... Parecia que o jogo estava sempre controlado.

Só falta melhorar num aspecto, a finalização, precisamos de ter uma maior percentagem de concretização. A partir do momento em que estamos a jogar contra 10 não se pode perdoar tantas oportunidades.


Cardozo não jogar indica mesmo que vai sair? É que pelo que JJ disse ontem parece que conta com o Mora, o que a juntar ao interesse do Besiktas e à ausência neste jogo não pode ser simplesmente e só coincidência.

Btw, juntem mais 2,1 milhões de euros às receitas...

Adenda: Deixo para depois falar da venda do Roberto, até porque já não é bem assunto do dia...