terça-feira, 29 de março de 2011

Pré-"pré-época"

Desde Janeiro que o temos visto um ataque rápido e eficaz do Benfica a contratações da próxima época. À imagem do que já aconteceu na época passada com Nico e Jara - contratados ainda com o campeonato a decorrer - preparando, assim, atempadamente, a temporada futura.

É de se elogiar esta nova política, porque para além de as contratações serem feitas de rompante, tem havido uma clara e excelente gestão da informação que passa para a comunicação social - vide Bruno César foi anunciado num dia, no outro apareceu em Lisboa e ainda ninguém, pertencente aos media, o viu (referindo-me ao dia em que escrevo).

Estas investidas trazem grandes benefícios. Primeiro, porque previne-se a inflação do preço dos passes que se faz sentir na janela de transferências. Segundo, porque nos antecipamos a potenciais clubes com maior poder económico/financeiro, ou seja, ficamos com a "pérola" sem riscos de "volte-face" (usei esta expressão porque ultimamente está muito na moda, perguntem aos vizinhos do outro lado da 2ª circular) nas negociações. Por último, porque desde há muito (se quisermos ser realistas, desde o início da época) que se sabe que este campeonato está entregue, e, portanto, resta-nos um mísero segundo lugar, que consequentemente nos obriga a começar a pré-época mais cedo, uma vez que a época começa com a segunda eliminatória da Liga dos Campeões e, por isso, o plantel não tem tempo para entradas em cima da hora, nem muito menos para dar tempo aos jogadores de se ambientarem/adaptarem. Portanto, compra-se cedo e assim o plantel está já formado no princípio da pré-época. Ficando em dúvida só quem deixará o clube no Verão.

Só acredito nas contratações de jogadores quando eles são apresentados já depois de assinarem contrato, pois jogadores com pré-contrato não são jogadores do Benfica, são apalavrados, e sabemos o que vale a palavra no mundo do futebol, o que num dia é verdade no outro é mentira. Como quase tudo o que sei, relativamente à potenciais contratações, é o que leio nos jornais, fico-me pelo básico, até ao momento temos três novos jogadores a contar para a próxima época, Carole (veio mais cedo, e bem, para ganhar rotina, como disse JJ, "ganhou 6 meses"), Matic (estou em crer que terá as mesmas características de Rubem Amorim, mas do lado esquerdo) e, apresentado hoje, Bruno César (médio atacante polivalente). Não conheço as qualidades destes dois últimos, mas acredito, e muito, no trabalho do staff do Benfica e, portanto, acredito que serão mais que uma mais-valia no plantel da próxima época. Quanto aos outros - os noticiados - dedicar-lhes-ei o meu apoio quando forem apresentados oficialmente.

Adenda: Bruno César promete golos. Tenho que fé que assim seja. Mas vens de um campeonato com um futebol muito diferente, mais tecnicista, quando defrontares equipas com 9 jogadores à frente da baliza perceberás o que custa. Portanto, primeiro quero que mostres trabalho, empenho e devoção com o manto sagrado, depois - e de preferência com golos - passarás a ser idolatrado no Benfica.

sábado, 26 de março de 2011

De pequenino se torce o pepino

QUARTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2011

Porque é aos pequenos que se mostra como os grandes fazem (Link).

Se nos juniores são já habituados a vencer com penaltis, é mais que normal que quando chegam a seniores sejam peritos em simulações na grande área. No fim-de-semana passado assisti a um delírio do árbitro ao inventar um penali inexistente a favor do Braga, a sorte é que já estávamos a dar 4-0, porque se fosse aos 3 minutos, como este, se calhar o resultado era outro.



publicado por João Maia às 19:30

Títulos

TERÇA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2011

Este foi um jogo com imensas frases possíveis para servirem de cabeçalho no jornal:

Título 1: Cardozo concretiza penalti.
Título 2: Aimar e Saviola partilham gene futebolístico, só almas-gémeas no futebol se entendem assim.
Título 3: Gaitán marca golo do ano na liga.
Título 4: Nuno Gomes imparável, marca mais dois.

Pouco mais há a dizer relativamente ao jogo. Parabéns ao Paços, não tem medo de jogar futebol contra uma equipa grande, nem mesmo com 10 em campo. Foi sempre uma equipa lúcida, a procurar atacar e a saber jogar nos espaços.

Quantos aos jogadores do Benfica, friso o lema desta equipa, "difícil é alguém jogar mal para o que se exigie na sua posição".
Roberto, intransponível, sem culpas no golo.
Maxi, sempre um comboio, vai e vem e vem e vai.
Luisão, já não há elogios para tamanho central.
Jardel, exibição para quem não acredita nele.
Carole, tímido, ainda à procura do seu espaço na equipa, sem culpa no auto-golo, não conta que o jogador do Paços de Ferreira falhe o cabeceamento.
Javi, não consegui ver, até hoje, um jogo mau dele.
Gaitán, potencial para ser dos 20 melhores do mundo, se já o não é, um toque de bola invejável.
Jara, lutador como o conhecemos, se calhar individualista de mais, já provou que é bom jogador de bola, está na hora de provar que é bom jogador de equipa.
Aimar, o 10 típico.
Saviola, aquele passe, boas arrancadas, mas nota-se o baixo momento de forma.
Cardozo, deve ter ficado com inveja do segundo golo de Nuno Gomes - raramente cai, foi a trave que se exige na grande área adversária.
(só com substituições tivemos portugueses no 11)
Martins, meia-horinha para rodar, para manter os motores afinados.
Peixoto, com a vinda de Matic (faz as posições na esquerda e o meio campo central recuado) terá lugar na equipa?
Nuno Gomes, é para isto que ele joga, entrar, marcar e ser o melhor estatisticamente. Esperemos vê-lo mais vezes.

Adenda: Agora com o campeonato resolvido querem ver se nos calam. Passaram a ser marcados penaltis a favor do Benfica. Jamais me esquecerei de como este campeonato foi atribuído.

Adenda 2: Aqueles que tanto referem cotoveladas de jogadores do Benfica, quero ver o que têm a dizer aos socos distribuídos ao Jara e ao Javi. Estranho foi eles não terem ido para a rua...onde já se viu ir com a cara contra alguém.



publicado por João Maia às 20:03

Maior lua cheia em 18 anos

SÁBADO, 19 DE MARÇO DE 2011

Hoje, 19 de Março de 2011, está no céu a maior lua cheia em 18 anos. Fui espreitar há pouco e para mim está na mesma. Como o Sporting. A jogar em casa com uma equipa que tem uma média de assistência em casa de menos de 1000 adeptos apresenta um futebol de nível inferior a várias equipas que jogam na divisão abaixo, na Liga Orangina. Do pouco que vi deste jogo o empate será o resultado mais adequado a este pobre espectáculo.
O que para mim está maior em 18 anos é o crescimento do Benfica. Apresenta um estilo de jogo aberto, fluido, com nota artística e eficácia e que vai conseguindo ultrapassar os seus constantes obstáculos e avançar na Europa. Depois de ver as equipas que estão nestas últimas fases deste torneio considero o Benfica um dos grandes favoritos à vitória na Liga Europa. No entanto, desejar uma final 100% portuguesa significaria um embate com o Porto e embora me pareça bastante agradável a ideia de conquistar uma taça Europeia contra um rival, pode ser um desejo perigoso.
Com os estatutos aprovados e a FPF em legalidade anseio para ver que mudanças se verão no futebol português. Adivinho uma quebra na hegemonia azul, campeonatos mais competitivos, menos casos de arbitragem e muito menos processos de corrupção, embora uma vez mafioso, sempre mafioso, não é Sr. PC?
Menos mal que o futebol português não saiu prejudicado pela visão curta e toldada de certos dirigentes de AF distritais, mas de realçar a mudança de opinião da AF de Coimbra (finalmente fez algo de jeito).
Parece mesmo que a lua e o Sporting são as únicas coisas a ficar na mesma, com tudo em mudança à volta.




publicado por David Silva às 22:08

Estatutos: conclusão

SÁBADO, 19 DE MARÇO DE 2011

Foram hoje aprovados os novos estatutos da FPF (Link).

A "cerimónia" ficou, especialmente, marcada pelo abandono do presidente da AF (Associação Fantoche) de Braga, dizendo que "sempre fomos coerentes nas nossas atitudes".
De facto nada a apontar quando à sua decisão. Ele no fundo não queria votar. Se votasse contra o seu Braga estaria excluído das provas europeias na próxima época. Se votasse a favor o seu Braga poderia ser o novoGuardanapo, pois passaria a ser visto como um traidor perante aqueles que serve. Assim fica-lhe bem, pois consegue cair nos dois lados, salva o Braga europeu e mantém a subserviência que se lhe exige.

Fiquei especialmente feliz pois acredito (quero acreditar) que hoje começa a queda do sistema. Apito da Costa fica mais fraco e, daqui para a frente, mais fraco ficará, pois perderá força na Federação e, o mais importante, a Sede do Concelho de Arbitragem, que se muda do Porto (que coincidência) para Lisboa.

Fernando Seara disse que só concorreria à presidência da FPF nas próximas eleições caso os novos estatutos fossem aprovados. As coisas vão mudar.

Adenda: Com tudo isto, foram gastos 4milhões de euros a mais. Dinheiro este que sai do bolso dos portugueses. Não deveriam ser as Federações que votaram "não" (e que consequentemente desencadearam este arrastamento do processo) a pagá-las?

Adenda 2: Como é que 72% (o resultado dos "sim" na primeira volta) não contam como maioria absoluta? Em que sociedade democrática 50% não é maioria absoluta? Há coisas que nem explicadas fariam sentido.



publicado por João Maia às 14:44

Quartos: confirma

QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2011

O Benfica foi ao Parque dos Príncipes ganhar uma eliminatória à Rei.
Fomos a França jogar em casa. Pergunto-me se haverá clube no Mundo que consigo ir jogar fora do país e ter 70% do estádio adversário coberto das suas cores.

Foi um grande jogo. O PSG demonstrou que tem muito boa equipa e, o que nos falta, um banco igualmente bom. E é isso que ainda nos dá mais alento nesta passagem aos quartos de final, pois vencer um equipa forte é sempre um marco.
Image and video hosting by TinyPic
Hoje gostei das opções do Messias. O 11 inicial na máxima força. E bem em todas as substituições. Soube tirar o Saviola para fechar o meio campo com Martins; soube que tinha que meter o Peixoto e o Jardel, uma vez que, o PSG estava mais preocupado em bombardear que em meter nas alas, logo não precisavamos de um lateral rápido, mas sim de um posicional, podendo ganhar no contra-ataque com a velocidade de Coentrão e a ganhar centímetros e presença defensiva com Jardel na área aquando da entrada de Hoarau e Maurice (não percebo como tantos blogers não vêem qualidade neste central). 
Image and video hosting by TinyPic
Por mais que queira escolher um melhor em campo, ultimamente é difícil apontar apenas um, pois todos conseguem dar o melhor que a sua posição exige. Os melhores de hoje terão sido, na minha opinião, Luisão (que forma, que capitão, que jogador, que muralha,...), Coentrão (não passou nada por aquele lado), Gaitán (por dois motivos, o golo - um bluff perfeito ao guarda-redes do PSG -, e pela técnica de demonstra com a bola nos pés) e, por fim, Javi Garcia (pergunto-me se haverá jogo em que jogue mal...).

Quanto ao sorteio de amanhã, preferia qualquer uma das equipas holandesas. Espero que nenhuma das equipas portuguesas se defrontem - quero acreditar que ainda passamos a França no ranking esta época. De todas, prefiro evitar o Villarreal (para mim, a equipa mais forte do torneio, e por ser espanhola, são sempre equipas mais protegidas pela UEFA, repercutindo-se na arbitragem), o Dínamo de Kiev e o Spartak de Moskovo (porquê? porque são equipas desconhecidas, e sabe-se lá que tipo de futebol podem apresentar).


publicado por João Maia às 22:14

Pinto da Costa: tudo o que está mal no futebol português

QUARTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2011

Que clube do mundo gosta de ver as suas conquistas manchadas por corrupção, jogos de bastidores e outros golpes? O meu palpite é nenhum.
Apesar de o FCP ter sido nestes últimos anos o clube dominante em troféus em Portugal, com mérito ou não, muitos dos seus palmarés serão para sempre ligados às acusações feitas ao seu querido dirigente.
Por toda a imprensa se lê sobre as declarações feitas por PC à agressão ao vice-presidente de Benfica, altamente criticadas, e para mim isto foi um novo bater no fundo deste “homem”. Provavelmente, se não tentasse ser deus e estar acima de tudo era mais bem visto. Vem já algum tempo tentando instigar uma guerra Norte-Sul, incentivando adeptos portistas a actos de violência inaceitáveis, agressões a jogadores, autocarros, postos de abastecimento e a pessoas das mais variadas profissões.
De qualquer maneira, avanço já com os parabéns ao FCP pelo titulo de campeão deste ano, único de toda a época, graças ao excelente trabalho do treinador e jogadores e não por mérito da mancha mafiosa e corrupta que os lidera.




publicado por David Silva às 22:06

Gestão no Futebol

QUARTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2011

No passado domingo, a equipa B do Benfica entrou no seu próprio campo para defrontar o último classificado e cedeu um empate que é mais útil ao Portimonense e a nós só nos deixa com mais certeza de que este campeonato já era. Só a paixão pelo Benfica ainda nos ia dando razão para acreditar, mesmo já sabendo qual era o destinatário deste troféu.
Apesar do resultado menos positivo, é de louvar a opção de JJ que ao poupar todos os habituais titulares vai na força máxima para Paris, trazendo o apuramento para a próxima fase. Esta decisão foi difícil, mas inteligente pois não valia a pena continuar a gastar mais energias numa competição que a própria organização não nos deixa ganhar mais que uma vez seguida.


publicado por David Silva às 22:05

367 dias

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2011

Este é o número de dias em que o Benfica esteve sem empatar nenhum dos jogos oficiais - o último fora com o Marselha para os oitavos de final da Liga Europa. E aconteceu depois deste tempo todo porquê? Porque ao fim de um ano JJ apresentou um 11 sem intenção total de vencer a partida que ía disputar, e quando assim acontece é normal que não se ganhe. Mas percebe-se e aceita-se.
Nada disto é surpresa, pois o campeonato estava perdido e era preciso conservar/renovar energias para a Liga que realmente conta nesta altura, a europeia, uma vez que, o Benfica está há um mês a jogar dois jogos por semana - o primeiro foi com o V. Guimarães a 13 de Fevereiro(!) - indo esta série terminar para a próxima semana, no confronto com o Paços de Ferreira.

Image and video hosting by TinyPic

Relativamente ao jogo poucas notas há a retirar, pois notou-se clamorosa falta de entrosamento entre os jogadores, ora não fosse este onze nunca ter jogado junto numa competição. Gostei principalmente do Jara, do Carole e do Jardel. Não percebo como há jogadores com lugar nesta equipa do Benfica, não que tenham sido eles culpados pelo resultado obtido, pois, como já disse em cima, havia falta de rotina entre os jogadores.

Ao ver esta equipa B faz-me pensar: será que os jogadores emprestados ainda serão piores? Se não, então porque foram eles a sair? Urreta, Rodrigo, Éder Luís, Miguel Victor não serão melhores que Filipe Menezes, Kardec, Peixoto, Luís Filipe?
Mais um ano seguido (depois de muitos) em que o Benfica não tem banco com soluções para atacar todas as frentes com a mesma qualidade. Na minha opinião, apenas Martins, Rúben Amorim, Jara, Airton, Nuno Gomes e Jardel (que não está desde o início) são mais-valias.

Nota 1: A equipa B do Benfica não é suficientemente boa para se manter na primeira liga.

Nota 2: Boa estreia do Carole, comprometeu menos que o é costume do César e, acima de tudo, mostrou bons pormenores técnicos, algo para para um jogador que se está a estrear numa equipa com uma dimensão muito superior à que anteriormente representava é de louvar. Deu-me algumas expectativas - que apenas poderão ser correspondidas com o tempo.
Porque foi Carole o substituído ao intervalo e não o Peixoto que já tinha amarelo?

Nota 3: Nuno tem que subir de patamar, ele deve tomar o lugar de Kardec como principal substituto de Cardozo.

Nota 4: Perder pontos para o Azelha foi a única coisa que me deixou realmete chateado neste jogo. O homem tem uma vitória na sua carreira de treinador da primeira liga! Mas pior foi ver a sua felicidade em não ter ganho à equipa mais fraca que o Benfica consegue apresentar e mesmo assim não conseguiu 40% de posse de bola. Não sei até que ponto não será melhor levar banho de bola da equipa A...



publicado por João Maia às 20:00

Areia para os olhos

DOMINGO, 13 DE MARÇO DE 2011

Como Benfiquista, sou, também, adepto de futebol.
Ontem, durante a tarde, encontrava-me letárgico no sofá, e com o comando a dois metros de mim, parecia que havia um Atlântico entre nós. Portanto, fui forçado a assistir ao jogo do Rio-Ave-Sporting.
Juro que cheguei ao fim com dores nos olhos, pois aquilo que se via era uma equipa que luta para não descer a espancar à força bruta um clube que gosta de se intitular como grande.
O Sporting tem que se sentir mais que sortudo, pois a única razão para ainda estar em terceiro é o facto de as equipas a baixo de si não conseguirem fazer melhor - como é possível não fazer melhor(!).
No fim do jogo, assisto a um membro do staff dizer que o resultado é justo - tive que descer ao rés-do-chão para ir buscar o meu queixo após ouvir tal barbaridade - mandar areia para os olhos desta maneira é um culto muito provinciano. Senhor Zé Cocheiro, pior cego é aquele que não quer ver.

É preciso que as eleições que o Sporting vai ter no dia 26 sirvam para lavar esta gente - não deve ser muito difícil, visto eles morarem numa casa de banho. É preciso mudar mentalidades e de preferência do avesso. É preciso acabar com o culto do segundo lugar, é preciso acabar com o culto do "estamos à frente do Benfica, logo está tudo bem". É preciso acabar com o culto do "temos que imitar a gestão do FCP". É preciso, acima de tudo, criar um culto próprio. Só assim conseguirão apanhar o comboio e não continuar a cair a pique, como se tem visto.



publicado por João Maia às 12:55

Convocatória

DOMINGO, 13 DE MARÇO DE 2011

Hoje (Domingo) o Benfica vai apresentar-se no estádio da Luz para um jogo-treino que vale pontos.
E, como parece assumido mas não falado, o Benfica vai concentrar todos os seus esforços nas três competições em que tem hipóteses de vencer.
Por tudo isto, Jorge Jesus apresentou ontem uma convocatória ímpar (Link), pois padece de habituais titulares, Coentrão, Roberto e Martins.
Eu, como treinado de bancada, gostava que JJ estreasse hoje a contratação de Inverno que mais me agradou - Carole.
Portanto, para mim, o 11 inicial a apresentar seria: Júlio César na baliza; defesa composta por Luís FilipeJardelSidnei e Carole (se bem que me dava especial gosto ver Roderick, uma vez que um jogador que passa uma época com um jogo feito começa a ser difícil manter-se moralizado - como se pertencer ao Benfica não seja motivo de moralização suficiente); depois, no meio campo, Airton (e caso se mantenha com febre como informou ontem JJ, César Peixoto), FernandezJara e Felipe Menezes; e, por fim, o ataque, com Nuno Gomes e Kardec - ou Jara por Kardec, entrando, assim, Gaitán ou Salvio para a extrema direita.


Nota final: não me vou pronunciar sobre comentários feitos relativamente à agressão sucedida a Rui Gomes da Silva - um especial abraço - pois sou apaixonado pelo Benfica, e não "odiante" de outras equipas (ou, como se diz na gíria, anti). Sou pela elevação do Benfica - tanto desportiva como moral - e não pelo rebaixar de outros.


publicado por João Maia às 12:09

Previsão

SÁBADO, 12 DE MARÇO DE 2011

Como todos temos visto, o Marítimo não tem pactuado com a "política de contratações" do clube das esperas, e para além disso tem feito público aquilo que acontece pelas sombras.
Quando clubes fazem frente ao sistema acabam por, passado algum tempo, sofrer as consequências.

Esta jornada (23ª) o Marítimo vai a "casa" da Naval, sendo que este jogo vai ser arbitrado por um árbitro da AF do Porto - Rui Costa -, prevejo uma derrota para o Marítimo. Veremos a quem será atribuído o mérito da vitória.


publicado por João Maia às 16:26

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é Anti-Benfiquismo

SÁBADO, 12 DE MARÇO DE 2011

Já não escrevo aqui há algum tempo por pura indignação provocada pelo que leio, oiço e vejo (e também por alguma falta de tempo, no entanto é bom assinalar que o meu colega está a dar um belo seguimento ao blogue).
Não me vou pronunciar sobre o jogo de Braga, acho que o que se passou está à vista de qualquer pessoa que saiba ver o futebol, não incluindo nesta categoria os “anti”, motivo desta minha intervenção hoje. Na verdade, o que mais aborrece no futebol português, ao contrário do que se poderia pensar, não são os árbitros incompetentes e corruptos, os dirigentes que guiam o clube com base na mesma corrupção desportiva, nem mesmo o facto de neste momento o campeonato estar quase entregue. Tudo isto me passaria ao lado se não fosse a existência de seres que não têm clube concreto, mas pertencem a um clube maior ainda que o Benfica, o Anti-Benfica.
Os apoiantes deste clube são dos mais variados tipos de pessoas, ou seja, existem desde aqueles que todos conhecemos a pessoas que ninguém conhece, como o meu vizinho. Exemplificando os dois casos: o meu vizinho, que também apoia o SCP, festeja os golos de todas as equipas que marcam ao Glorioso e em cada jogo nosso é sempre da equipa adversária, seja o jogo da Liga Europa, competição em que as vitorias se traduzem em pontos no Ranking da UEFA e que possibilitam à sua equipa, caso acabe em 4º ou 5º lugar (que é o mais provável) aceder a uma competição europeia ou pelo menos às 1ªs eliminatórias. O outro adepto “anti” que existe é aquele que é bastante conhecido, o típico MST ou RM ou outro qualquer adepto do FCP. Estes dois senhores, cujas opiniões são publicadas em vários jornais e revistas, camuflam as suas intenções anti-benfiquistas nas suas opiniões elaboradas, no seu discurso coerente mas esquecem-se que por vezes o que se lê entre linhas é o suficiente para descortinar a sua verdadeira opinião.
O vice-presidente do SLB, Rui Gomes da Silva foi emboscado e agredido no Porto por ter falado mal do referido clube pois como os agressores justificaram e passo a citar “Isto é para aprenderes a não fizer mal do Futebol Clube do Porto”. Se isto fosse motivo para agressões e emboscadas, o Pinto da Costa, o AVB e outros estariam já enterrados ou em coma profundo nalgum hospital aí.
Inveja e ciúme à parte, cabe a cada Benfiquista ignorar todas estas notícias e concentrar-se no apoio à equipa, que está presente ainda em 4 frentes com grande possibilidade de ganhar 3, a saber Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal.
                Saudações Benfiquistas



publicado por David Silva às 15:47

Coentrão

SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2011

Parabéns grande número 18, o melhor defesa esquerdo que já vi a actuar no Benfica.


publicado por João Maia às 18:51

Meio a zero

SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2011

Rescaldo no pós-jogo do Benfica com o PSG. Quarto jogo seguido na Luz com viragem do resultado. Quarto jogo seguido na Luz a vencer por 2-1.
Sabe bem vencer, mas desta maneira, a nós adeptos, já nos começa a fazer mal ao coração e, aos jogadores, já lhes começa a pesar de mais nas pernas. Notou-se a falta de arranque no Gaitán e no Salvio, e, acima de tudo, a alta-voltagem a que o Coentrão parece andar sempre ligado durante os 90 minutos; mas em contra-partida tivemos um Maxi - que já é da praxe fazer mossa contra as equipas francesas - a marcar um belo golo tão belo pela assistência como pela movimentação e execução). Vencemos merecidamente e contra uma equipa que não jogou para ganhar o jogo, mas que conseguiu impor a sua mentalidade, a de defender bem e contra-atacar quando tinha que ser.
Na minha opinião, vencemos quando entrou o Aimar, pois ganhámos dois jogadores: o Saviola, que parecia outro após esta substituição - e um criador de espaços, para abrit a muralha defensiva criada pelo PSG, factor que estava a faltar com o Martins.

Este resultado serve como um meio a zero. Epero bem que o golo do PSG - que se fosse o Jara em Braga tinha sido anulado e, quem sabe, amarelado - e o penalti no Saviola não nos prejudique na passagem da eliminatória.


publicado por João Maia às 18:35

1+1

QUARTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2011

Só há uma coisa a fazer quando a empresa que dirige o jornal do sistema é a mesma que dirige a Sportv...


publicado por João Maia às 19:35

PC, MST, RM (não consigo escrever o nomes deles)

QUARTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2011

A todos vocês "rafeiros" (privet joke, mas para muitos) um comentário e espero que último, o uso da memória selectiva é entendido pelos psicólogos como um mecanismo de defesa usado por psicóticos, já Hitler, Khadafi e tantos mais faziam e fazem uso desta técnica discursiva, e caso não saibam é um erro de retórica, ou seja, é usado por quem quer apenas salientar os factos que lhe interessa e branquear outros, basicamente, é tornar verdade uma não-verdade.


publicado por João Maia às 12:21

18

QUARTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2011

Após o jogo de Braga - não consegui postar nada relativamente a essa artimanha por ausência, chamemos-lhe férias - dá-se por terminado uma série de vitórias que há muito não se vê conseguir, e que tem o feito de pelo meio ter derrotado Porto, Sporting duas vezes, Estugarda, fase de grupos da taça da liga.

Com tudo isto, agradeço aos jogadores por me mostrarem a equipa mais adulta que conheci a trabalhar no Benfica, - não fosse o título destepost referente a isso mesmo - e por terem demonstrado ao longo destes 19 jogos (os 18 mais o de braga, em que mesmo com menos 4, tentaram sempre dar o máximo em prol da vitória) uma vontade de vencer muito semelhante à minha.


publicado por João Maia às 12:03

A primeira final 2011

QUINTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2011

Já temos companheiro para disputar a final da taça da liga, o Paços de Ferreira.
Encontram-se na final as duas equipas que, na minha opinião, melhor futebol ofensivo praticam em Portugal. O Paços é a prova de que uma equipa pequena, se estiver disposta a jogar futebol e a disputar o jogo pelo jogo, sempre com o intuito de ganhar, pode atingir feitos que o futebol pobre, calculista e sem identidade ofensiva não consegue, ora não fosse o Paços encontrar-se na quarta posição no campeonato português, logo atrás do fortíssimo Sportem - apenas a 1 ponto - e chegar agora à final da taça da liga depois de "abater" adversários teoricamente mais fortes, como o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga.
Percebe-se, então, que estão reunidos todos os ingredientes para uma excelente final. Quero e desejo, acima de tudo, que possamos festejar mais um troféu que se vem tornando da praxe, porque tri-campeões numa prova ainda a começar já começa a chatear muita gente e a deixar-nos com a barriguinha menos vazia - mas jamais cheia.



publicado por João Maia às 23:00

Ricochete

QUINTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2011

"Chupem filhos da p***" diz Helder Postiga, para as bancadas, aquando do golo marcado.



publicado por João Maia às 00:04

Porque ser do Benfica também é ter elevação de espírito

QUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2011

No passado domingo o Benfica arrancou uma vitória sofrida frente ao Marítimo, apoiado por cerca de 55 mil adeptos presentes no estádio. De todos os últimos 17 jogos, todos vitoriosos, foi o que mais ansieadade ofereceu e provocou o coração de um verdadeiro Bemfiquista, enquanto se via nascer mais um símbolo deste grande clube, Fábio Coentrão. Nas palavras de Jesus : "vitória de paixão, de campeão".

Na 3ª feira, 1 de Março, li, talvez, a crónica mais cómica dos últimos tempos, de um conhecido escritor e cronista do jornal A'Bola vulgarmente chamado MST e que é adepto do clube que veste de azul e branco. Conhecido e já publicamente desmascarado pelo brilhante e benfiquista Ricardo Araújo Pereira, como uma pessoa de opiniões incertas, variáveis e influenciáveis, tal como RM, MST veio mais uma vez proporcionar entretenimento aos leitores. De facto, como ilustre romancista que é (tentam mesmo roubar-lhe obras em formato digital ainda!) reconheço-lhe todas as suas capacidades em fantasiar, inventar e embelezar tudo aquilo que é feio, sujo e podre no futebol português. Ocultando a sua verdadeira posição de anti-benfiquista através de uma falsa modéstia e desportivismo, usa o seu discurso para tornar aceitável e melhor por comparação penaltis inventados, anos de corrupção passiva e activa por parte de dirigentes, vitórias da frutinha, cafézinho e idas ao Brasil, com acontecimentos banais das emoções do futebol. Embora ache desprezível toda e qualquer uma das suas opiniões, a liberdade de expressão é um direito e só temos de encontar a melhor maneira de responder: resultados desportivos.

Mencionei acima RAP, humorista e cronista que admiro pela sua inteligência e escrita, mas sobretudo pelo seu benfiquismo "ferrenho", com o qual me identifico. Na passada 2ª feira foi galardoado na gala dos 107 anos do Benfica com o prémio atribuído aos sócios e adeptos, o qual agradeceu com as seguintes palavras:

"Ser do Benfica já é um prémio suficiente. Vou ser breve porque a equipa tem um jogo difícil.... no fim-de-semana."

Ao contrário de certos romancistas, não se faz valer de comentários baixos para fazer valer a sua opinião. Parabéns RAP e parabéns Benfica.

P.s: Escusado será dizer que se espera hoje uma vitória (a 18ª seguida!) e a presença na final da Taça da Liga (mais uma).

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site




publicado por David Silva às 18:20

3 foi a conta que "Deus" fez

TERÇA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2011

Sporting vs Benfica árbitro Artur Soares Dias
Benfica vs Marítimo árbiro Vasco Santos
Benfica vs Sporting árbitro Jorge Sousa

Algo cheira demasiado a esturro quando, em três jogos consecutivos do Benfica, os apitos são "bufados" por três árbitros formados e representados pela AF do Porto.

Árbitro do Braga vs Benfica será o Rui Costa? (não, não é o predestinado - maestro -, é o outro)



publicado por João Maia às 19:34

17

DOMINGO, 27 DE FEVEREIRO DE 2011

AVB: "...um homem (Jorge Jesus) que, por vezes, se sente iluminado." 26/2/2011

Hoje, a equipa de JJ, movida pela força de 55 mil almas benfiquistas, dá a volta ao resultado aos 94 minutos. É caso para dizer que há dias em que Jorge Jesus é de facto um "iluminado".

Image and video hosting by TinyPic



publicado por João Maia às 22:39

Os estatutos

DOMINGO, 27 DE FEVEREIRO DE 2011

Nos últimos dias, tenho assistido, com especial atenção, à tentativa forçada que uma pequena minoria, habituada a jogadas de bastidores que até costumam surtir efeito, para que os novos estatutos não sejam aprovados exactamente da maneira que as autoridades maiores o exigem - FIFA e UEFA - pois, dessa maneira, sentem-se privados da força que exerciam, no passado e no presente, dentro da FPF e da própria liga, com cargos distribuídos aqui e além com o intuito de conseguir ir "mexendo os cordelinhos".

Hoje, o jornal ABOLA cita a última carta enviada pela UEFA e FIFA - que quase soa a ultimato - dizendo que irão "suspender a FPF" caso os novos estatutos não sejam aprovados de imediato e, por consequência, poderão "comprometer o apuramento da Selecção Nacional para o Euro-2012 e a presença das equipas portuguesas nas competições europeias de 2011/12".
Não que eu me preocupe com a Selecção Nacional, não é esse o caso, pois a ausência desta de competições em Junho permite ao Benfica preparar melhor a pré-época de 2012/13, prevenindo que nos aconteça o mesmo que aconteceu este ano com o Maxi, que só em Dezembro conseguiu atingir a sua forma física normal, depois de ter sido privado de férias após a excelente campanha que o Uruguai fez no Mundial de África do Sul. Preocupa-me, sim, a possibilidade de o Benfica poder vir a ser privado da presença na Liga dos Campeões já na próxima temporada, não conseguindo, assim, o encaixe dos milhões de receitas em prémios e assistências; da valorização de jogadores; e da expansão da marca Benfica.
No meio disto tudo, dá-me especial prazer ver que os esforços de Pinto da Costa e seus afiliados podem vir a ser um fracasso, podendo este pequeno passo ser o princípio da queda do sistema.

Nota: vivemos numa democracia, alguém me sabe explica como é que 30% (!) têm mais força e "poder" que os 70% que votaram a favor dos novos estatutos?



publicado por João Maia às 10:23

O Início

SÁBADO, 26 DE FEVEREIRO DE 2011

Começámos este blogue após a vitória categórica em Alvalade, contra tudo e contra todos os 14 adversários do Benfica em campo, que contou com a expulsão (injusta) da praxe, o que parece verificar-se nos últimos jogos contra os outros "ditos" grandes do campeonato português de futebol.
A criação deste blogue não visa a ensinar ninguém o que é o benfiquismo, pois como o talento enorme e a visão de jogo extraordinária de Aimar, já é algo que nasce com a pessoa, não se aprende nem se pode comprar. Então porquê mais um blogue sobre o Glorioso?
Inspirados pelo começo de ano do Benfica, pela enorme vitória na Alemanha, que veio matar um fantasma com quase 50 anos, por um estabelecimento de recordes e um quebrar de barreiras constante, juntamo-nos ao coro de vozes da blogosfera que o apoiam indiscutivelmente e defendem os seus interessos com unhas e dentes, ou melhor, com garras e o bico. E correndo o risco de cair no uso de palavras gastas, afirmamos a parcialidade das nossas opiniões, a qual a nossa clubite obriga.
Com esperança de nos juntarmos a esta onda vermelha online, fazemos desta a nossa primeira publicação. Mais virão, sempre parciais e vermelhas, seja qual for o resultado.

Saudações Benfiquistas



publicado por David Silva às 22:14